Já sabemos que estilo é algo que todos temos, mesmo que ainda não tenhamos prestado atenção nisso.
De modo geral dividimos os estilos em 3 essenciais e 4 complementares. Os principais estilos são o tradicional, esportivo e elegante; e os outros quatro são romântico, criativo, dramático e sensual. Porém, os estilos não são estereótipos! Uma pessoa esportiva não vai necessariamente se vestir apenas de tênis e camiseta. Assim como uma mulher sensual não precisa estar sempre com as pernas à mostra ou decotes exagerados.
Os estilos se adaptam muito à personalidade e às atividades de cada indivíduo. É através do estilo que contamos um pouco de nossa história e também objetivos. Vamos olhar um a um para entendermos melhor!
OS TRÊS ESTILOS PRINCIPAIS
Estilo esportivo:
As características principais deste estilo são conforto e praticidade! Se dificultar o movimento, não é a peça certa. Os tecidos escolhidos costumam ser de fácil manutenção, com nenhum ou pouco brilho e normalmente são fibras naturais com stretch ou ainda de alta tecnologia. As cores podem variar, e chegar a no máximo três ou quatro em um único visual.
Estilo Tradicional:
Aqui as características são essencialmente conservadoras, afinal respeito e credibilidade são o foco de pessoas tradicionais. Além disso, as opções também passam por um guarda-roupa prático e de peças estruturadas em cores neutras como marinho, cinza, bege e outras normalmente mais profundas com detalhes em cores mais claras.
Estilo Elegante:
A marca inconfundível deste estilo é o uso frequente de uma cor apenas e de peças e acessórios cuidadosamente escolhidos para combinarem entre si. As cores neutras predominam, entretanto não são a única escolha. De modo geral a pessoa elegante usa poucas estampas e com variação de tom de uma mesma cor. Percebe-se uma preferência por tecidos de alta qualidade e mais leves e delicados.
OS QUATRO ESTILOS COMPLEMENTARES
Estilo Romântico:
Romance traduzido no vestir, isto é o estilo romântico. A opção costuma ser por cores mais claras, no máximo de intensidade média e são sempre delicadas demonstrando leveza. Percebe-se frequentemente o uso de rendas, babados e estapas florais cuidadosamente integradas. Seda, chiffon, e linho são alguns dos tecidos que compoem este estilo.
Estilo Sensual:
A pessoa que tem este estilo poderá ser sensual mesmo de vestido longo e mangas compridas . É uma questão de atitude e personalidade que não tiram em nada a classe do indivíduo. Mas sem dúvida alguma, esta pessoa está de bem com seu corpo em qualquer peso e forma. Em geral as roupas seguem o contorno do corpo e há sempre um toque de ousadia, seja através de estampas de animais, couro ou transparências. Este estilo é bastante comum entre as brasileiras, mas também um dos mais perigosos. Um deslize e entrará facilmente no nada desejado conceito de vulgar. Por isso, não exagere!
Estilo Criativo:
As pessoas que têm este estilo costumam ser inovadoras e muitas vezes lançam moda mesmo. O inusitado é a regra e as combinações mais estranhas fazem todo sentido quando um ser criativo as usa. As cores médias e escuras são as mais comuns, cortes irregulares, estampas étnicas e abstratas e textura cohabitam em harmonia.
Estilo Dramático:
Contraste é a regra! Cores fortes e vibrantes e peças que falam por si. Definitivamente auto-confiança não falta para este estilo que adora “chegar chegando”. Linhas retas e peças estruturadas compõem este visual marcante e arquitetônico. As estampas costumam ser grandes ou enormes e variam de abstratas até mesmo a peles de zebra.
Normalmente agregamos mais de um estilo no nosso modo de vestor e mantemos um como o principal. Por isso, sempre que analizamos um(a) cliente é preciso conversar bastante para não deixar passar uma oportunidade bacana de comunicar um “Q” todo especial que faz a diferença e lhe transforma cada um de nós em seres únicos e especiais!
Para fazer sua análise de estilo completa, entre em contato!
Já sabe qual o seu estilo? Compartilha conosco no espaço para comentários logo abaixo! Vamos descobrir quais os estilos mais em alta!
by
(Todas as imagens foram copiadas do site Polyvore e pertencem a seus autores e criadores)